Oficina de Escrita online

Artigos Escrita

11 livros sobre o futuro da humanidade que você precisa ler


Confira uma lista de 11 livros, selecionados por Lynn Lobash, diretora do departamento de Reader Services da Biblioteca Pública de Nova York, entre clássicos e recém-lançados que vale a pena ler!



"Children of the New World: Stories", de Alexander Weinstein


O livro apresenta 13 curtas histórias que discorrem sobre como o futuro será. "Muito mais do que a série Netflix, Black Mirror, a narrativa imagina um futuro com humanos vivendo como robôs, imersos em jogos de realidade virtual, onde nossas memórias possam ser fabricadas", diz Lynn Lobash.




"The Handmaid`s Tale", de Margaret Atwood ["O Conto de Aia", em português]


Publicado em 1985, o romance perpassa temas como feminismo, relativismo moral, sexualidade e manipulação de poder. A história se passa em um futuro onde organizações opressoras e religiosas tomam o poder do governo nos EUA. Mulheres jovens são sequestradas, escravizadas, tiram-lhe suas identidades e são forçadas a ter filhos e, a depois, se separar deles. A obra virou série aclamada, vencedora de Emmy`s.




"The Sixth Extinction: An Unnatural History", de Elizabeth Kolbert ["A Sexta Extinção: Uma História Não Natural"]


Combinando ciência com história, Elizabeth Kolbert traz algumas reflexões sobre o impacto do ser humano no meio ambiente - como será o futuro em que os homens ainda queimam combustíveis fósseis, poluem atmosfera, oceanos e suas ações já levaram à extinção de milhões de espécies? Elizabeth combina descrições vívidas de maravilhas naturais, como a Grande Barreira de Corais australiana até experiências mais inusitadas, como se aventurar em uma caverna de morcegos, para explicar o possível futuro do nosso planeta. O livro, publicado em 2014, foi vencedor do Prêmio Pulitzer.





"This Changes Everything: Capitalism vs. The Climate", de Naomi Klein ["Tudo Pode Mudar: Capitalismo vs Clima"]


Naomi Klein desafia os leitores a abandonarem o capitalismo e reestruturar a economia global e sistemas políticas de forma a criar um futuro mais verde e limpo. Essa mudança envolve não apenas criar mais ações para reduzir emissões de CO², mas principalmente se envolver em resoluções que diminuam a desigualdade e construam uma democracia melhor. "Nós podemos adotar mudanças radicais ou a Terra irá mudar radicalmente", argumenta Klein no livro publicado em 2014. Manter-se neutro nesse debate já não é mais uma opção, defende.



"In 100 Years: Leading Economists Predict the Future", editado por Ignacio Palacios-Huerta



O livro de 2015 apresenta a visão de 10 proeminentes economistas, incluindo vencedores do Nobel - sobre o que seria o futuro no século 22. Suas reflexões perpassam temáticas como o futuro do trabalho, dos salários, igualdade, tecnologia, mudança climática, entre outros tópicos.



"Physics of the Future: How Scientists Will Shape Human Destiny and Our Daily Lives by the Year 2100", de Michio Kaku ["A Física do Futuro: Como a Ciência Moldará o Destino Humano e Nosso Cotidiano em 2100"]


No livro de 2011, o físico renomado Michio Kaku discute o desenvolvimento da tecnologia, medicina e prevê algumas invenções que o mundo pode estar discutindo daqui a 100 anos. Entre elas, elevadores espaciais, carros voadores e lentes de contato conectadas à internet.




"The Extreme Future: The Top Trends That Will Reshape the World in the Next 5, 10, and 20 Years", de James Canton


O americano, empreendedor e CEO do The Institute for Global Futures apresenta sua visão sobre o futuro nos negócios, na tecnologia, no meio ambiente, medicina e até no terrorismo. Segundo Lynn Lobash, o livro - publicado em 2007 - é essencial para discutirmos o que será realidade nos próximos 20 anos.



1984, de George Owell


Publicado em 1948, tornou-se um dos maiores clássicos da literatura mundial, e imagina como a vida seria em 1984. Um futuro sombrio onde os cidadãos são monitorados pelo Grande Irmão e pela polícia do pensamento. "Ele constrói uma visão assustadora do mundo e alerta para os perigos do totalitarismo. Muitas das questões e alertas permanecem atuais hoje", segundo Lynn Lobash.




1984, de George Owell

"Fahrenheit 451", de Ray Bradbury


Na história que se passa em 1953, o personal principal Guy Montag é um bombeiro - ou um "fireman" - em um mundo onde a televisão dita todas as regras. Neste mundo, os livros são os inimigos e precisam ser queimados pois, segundo o governo, atrapalham os pensamentos e a felicidade dos cidadãos. Assim como 1984, chama atenção para os perigos do controle da mente das pessoas e de um estado de totalitarismo.




"Brave New World", de Aldous Huxley ["Admirável Mundo Novo"]


No futuro de Huxley, as crianças nascem em laboratórios, sendo condicionadas de forma genética, biológica e psicológica a aceitar as regras sociais vigentes. A sociedade desencoraja ações e pensamentos individuais - o domínio não é mantido pela repressão ou violência, mas através do incentivo a comportamentos que o estado julga correto.




"2001: A Space Odyssey", de Arthur C. Clarke ["2001: Uma Odisséia no Espaço"]


No livro de 1968 que virou o clássico filme de Stanley Kubrick, a inteligência artificial assume o controle de numa nave espacial - com a esperança de tomar conta do universo. Chamada de HAL 9000, o sistema de computação é tão avançado que é capaz de sentir culpa, ter ataques de nervos e até pensar em assassinato. Por outro lado, a tripulação luta para domá-lo e retomar o controle da nave.


Leia mais em www.epocanegocios.globo.com


Marcelo Spalding
04/01/2018

 

 

Acesso rápido: Oficina de Criação Literária | Curso de Escrita Criativa para não ficção

Cursos de escrita desenvolvidos pelo Prof. Dr. Marcelo Spalding - todos os direitos reservados

DEPOIMENTOS

"Gostei muito de ter participado desta oficina e também ter te conhecido. Não conseguirei expressar nessas linhas a tamanha felicidade que tive nos últimos meses. Confesso que sempre me via dentro de uma caverna, escura e fria, onde nas paredes, eu rabiscava os meus sinais. Agora, sei que lá, não só os sinais deverão sair, mas eu também, pois terei um grande caminho a percorrer com os as dicas da oficina, da gramática e da leitura."

Edgar Campanate Ferreira
Volta Redonda, RJ

mais depoimentos

 

 

Início imediato!